Atualizações de programas de computador e celular é pra você trocá-los mais cedo – Ilha de Java

Atualizações de programas de computador e celular é pra você trocá-los mais cedo

Com o advento da internet de banda larga barata e o uso de smartphones que podem ser chamados de computadores de mão, virou norma todo programa mequetrefe de computador querer se atualizar todos os dias. É um verdadeiro absurdo. Sistemas operacionais como Windows 8 e 10(eu os evito ao máximo) vem irritando vários usuários pelo mundo a fora por isso: toda hora surge uma atualização que força o usuário aplicá-la e consequentemente faz com que o se corra o risco de ter problemas com programas e dados particulares depois. Claro, a atualização corrige falhas de segurança sim mas geralmente ela faz isso implementando mais código compilado em seu sistema, consumindo mais tempo de atenção do seu processador e mais espaço da memória para trabalhar, tendo-se em vista que isso é cumulativo, depois alguns meses, o seu computado/celular acaba virando uma carroça travando tudo. É por isso que as pessoas acham que é bom “formatar” (apagar o disco e reinstalar o sistema operacional) , reinstalando o sistema, consequentemente as atualizações baixadas da internet se perdem e o sistema fica mais leve porem mais vulnerável, sem falar que as atualizações provavelmente irão voltar sozinhas deixando o seu computador um lixo de novo, isso não ocorre só com o Windows mas também com todos os grandes sistemas operacionais: Mac OSX , Android, Linux, FreeBSD, OpenBSD e outros.

Fazendo uma analogia, é como se o seu automóvel 1.0 recebesse uma camada de blindagem a cada vez que você o estacionasse sem lhe consultar, alem de irritante, você teria um automóvel mais seguro sim porem que não sai do lugar ou que se locomove com dificuldade.
Se você acha que eu estou mentindo, mantenha rigorosamente todos os programas do seu celular ou computador atualizados e os compare com os mesmos modelos sem atualizá-los depois de seis meses ou menos. Se o seu computador ou celular for novo, é possível que inicialmente você nem notará  a lentidão, afinal o processador deles é rápido e conta com mecanismos para executar as tarefas de forma paralela, mas mais cedo ou mais tarde você irá notar que precisa trocar de equipamento. Ninguém troca de carro todos os anos porque aparece um novo modelo com velocidade maior, afinal de contas, as necessidades humanas de velocidade para uma estrada comum são supridas pelos modelos já existentes por mais caro que ele seja, não aparece uma nova forma de se dirigir a cada 18 meses. Já com os computadores e celulares, cada vez que se descobre novas tecnologias, mais as pessoas querem explorá-las de forma mais rápida e em escala maiores, originando assim novos programas e computadores que atendam essas demandas.

Agora, pensando pelo lado das fabricantes de computadores e celulares, é super vantajoso lançar programas que deixam o computador/celular mais lento, ou por má programação ou por usar muitos recursos para entregar um resultado cobiçado, afinal de contas, se o sistema exige atualizações para fazer o que já fazia antes e o usuário deixa isso ser feito, o seu computador tenderá ficar mais lento, isso sendo feito várias vezes fará o seu computador parecer um nadador numa piscina gelatinosa, consequentemente você ficará com raiva e irá comprar um novo computador/celular com novos componentes e sistemas, alimentando assim um sistema cíclico de inflação tecnológica: você compra, se aborrece e depois troca.

E para que são as atualizações???
Bom, digamos que um hackenzinho lá da puta que pariu descobre que pode passar códigos arbitrários para um componente do seus sistema operacional e com isso ele nem precisará de senha para acessa-lo remotamente, a equipe do fabricante do tal sistema operacional então fica apavorada e começa a trabalhar numa solução usando um código ainda maior para corrigir problema que o hacker explorou, então eles lançam a atualização com esse código (colcha de retalhos) o seu sistema as busca e as aplica sozinho, você fica protegido temporariamente porem com um código mais “gordo” rodando. Alem disso as atualizações podem ser para fins estéticos ou para implementar novas ferramentas e corrigir algumas cagadas de programadores.

Eu vejo as vezes algumas pessoas que ficam ansiosas para atualizarem os seus sistemas, seja Mac , Windows ou Android, como se isso fosse uma coisa obrigatória. O certo seria que a pessoa escolhesse se quer ou não atualizar os seus sistemas, afinal de contas, elas podem ter surpresas desagradáveis depois, é por isso que o backup das coisas importantes do seu computador é sempre incentivado, porem muitas fabricantes de sistemas estão praticamente enfiando goela abaixo dos seus consumidores as atualizações: ou você aplica a atualização ou o programa se fecha e não permite você usá-lo mais. Isso é gritante nos apps de celulares! Todo dia os programas mais inúteis que você possa imaginar, têm atualizações, elas deixam o seu celular mais lento e no final, você só conseguirá usá-lo mexer na calculadora , ver o relógio e tirar fotos e mais nada. Claro, o povo quer que você compre um celular novo!

Pode ser que exista uma atualização para deixar algum programa ou sistema mais rápido? Pode! Se o sistema originalmente tiver sido mal escrito e depois reformulado ou tiver muitas funções que ninguém as usa mais, pode, porem na prática isso não acontece. Na maioria dos casos as atualizações trazem componentes(arquivos) maiores para substituir componentes menores. Isso quando não trás novos componentes.

Nos computadores, um bom exemplo de programa que vai “inchando” e deixando o computador mais lento são os antivirus. Isso não quer dizer que você deva abolir o seu antivirus, mesmo porque, se você tirá-lo ainda terá o sistema operacional querendo se atualizar, e embora isso aconteça com qualquer sistema, seja Mac, seja Linux ou Android, isso ocorre ultimamente de forma mais agressiva no Windows 10, talvez porque os seu fabricante entenda que o Windows não é mais um produto mas sim um serviço. Eu particularmente não gosto dessa ideia, afinal de contas a plataforma Windows é rodada em milhares de tipos de computadores, cada um com as suas peças e velocidades diferentes, imagine querer ter a pretenção de querer entregar uma atualização que vá rodar exatamente igual em todos essas máquinas! É demais e a prática mostra que problemas ocorrem! Portanto, antes de atualizar algum sistema, lembre-se: você se livrará de alguns riscos e ficará suscetível a outros, alem de colaborar para a lentidão futura do seu computador. Se bem que nem sempre é possível escolher…

 


http://www.javanunes.com/libertadores/atualizacoes-de-programas-de-computador-e-celular-e-pra-voce-troca-los-mais-cedo/