Evite uso de impressão digital nos bancos sem ter um PIN – o ponto fraco da biometria – Ilha de Java

Evite uso de impressão digital nos bancos sem ter um PIN – o ponto fraco da biometria

Impressão digital, eu já havia falado

Eu já tratei desse assunto aqui no meu site quando eu falava que se você usa  seu dedo como senha da sua conta, com o tempo o ladrão teria certeza que você transita com a chave do dinheiro em suas mãos, haja vista o benefício da dúvida ser excluído ao se deixar de usar cartões. Sim, antigamente o meliante tinha dúvida se você andava ou não com o cartão do seu banco(a chave do dinheiro) no bolso, hoje é cada vez mais certo que você tendo ou não cartão, com os seus dedos, que você nunca esquece em casa, será possível lhe extorquir dinheiro facilmente afinal você não poderá alegar que não sabe a sua senha ou que deixou o cartão em casa.

O principal perigo atual sobre a impressão digital (biometria)

Bom, da primeira vez que eu falei sobre isso aqui, os celulares que faziam a leitura das impressões digitais ou íris não eram tão populares como são hoje em dia, pois é, imagine que cada celular hoje em dia pode pegar as suas impressões digitais ou íris e passar  um aplicativo malicioso que por sua vez pode repassar a criminosos que podem inventar alguma maneira ardilosa para usar essas informações contra você.
Ok, mas esse ainda não é o principal problema da biometria que todo mundo foi adotando por entusiasmo,  o principal problema é: quando um programa malicioso conseguir ler a sua digital ou outro dado biomérico e salvar essa informação em algum local para usar contra você, como você irá mudar depois??????????????
Você deve lembrar que no caso das senhas tradicionais, de tempo em tempo um maldito sistema lhe força a trocá-la justamente para evitar que aplicativos espiões tenham a sua senha mais atual.
E no caso da biometria das suas impressões digitais, teoricamente você só teria 10 senhas(dedos) para  usar, se um espião conseguir pegar a impressão de todos os seus dedos, você não tem como trocar os dedos depois, mesmo que você use os dedos do pé, você só estará procrastinando um problema. Com a senha tradicional você simplesmente troca a senha quando desconfiar que alguém a conhece, com a biometria você não pode simplesmente trocar o olho ou os dedos, você terá que ficar com eles para para o resto da vida mesmo sabendo que um aplicativo malicioso já os leu e os clonou. As impressões digitais podem até serem guardadas num chip seguro dentro do celular mas terá um momento que esse chip precisará ser lido por algum aplicativo para saber se aquela impressão é cadastrada para o uso daquele aplicativo.

Solução

Evite usar aplicativos que brinquem com as suas digitais ou qualquer outro dados biométricos, lembre-se, eles nunca poderão ser trocados depois tal qual uma senha. Não use sistemas de bancos ou outros que guardem informações críticas que usem apenas a sua biometria como meio de autenticação, a biometria será menos insegura apenas se for acompanhada do uso obrigatório de um PIN (código numérico, ou no bom português, uso da velha e boa senha usando números), se você usa a biometria em conjunto com um PIN code, quando roubarem a sua biometria por meios eletrônicos, pelo menos você poderá mudar o PIN. Fuja de bancos que dão todo o acesso à sua conta apenas usando a digital, afinal hoje em dia é bem provável que um programa malicioso daqueles cheios de propaganda no seu celular tenha lhe enganado para pegar a sua digital. Use senha biométrica(digital, íris e etc) sem PIN apenas quando objetivo seja esconder coisas sem muito valor.
Jamais use autenticação facial! Isso é divertido mas na minha opinião é uma loucura , usar a identificação facial pra coisas sérias sem um PIN é o mesmo que se andar com a senha do seu e-mail ou contas bancárias estampadas em letras garrafais na sua camiseta, se o seu celular foi feito nesse mundo e se ele pode identificar a sua cara, outro dispositivo também pode inclusive cloná-lo num banco de dados.

Resumindo, ao implementarem a biometria rapidamente, esqueceram de combinar o seu uso com os russos…


http://www.javanunes.com/libertadores/evite-uso-de-impressao-digital-nos-bancos-sem-ter-um-pin-o-ponto-fraco-da-biometria/